
Blog de Sistemas Operativos
Tipos de SIstemas Operativos

SO para Smart Card
November 04, 2015
São os SO mais pequenos que são executados em cartões contendo pequenos CPU. Têm grandes restrições de processamento e pouca memória. Muitos sistemas deste tipo executam apenas uma tarefa (pagamento electrónico), mas existem alguns que permitem ainda a execução de outros tipos de tarefas.
Proteçao e Fiabilidade dos SO
November 04, 2015
Na Proteçao e fiabilidade dos SO o objetivo é detetar um conjunto de faltas, tolerar um conjunto de erros.Para solucionar estes problemas, o SO deve implementar mecanismos de protecção que controlem o acesso concorrente (deadlock) aos diversos recursos do sistema.

Deadlock
November 04, 2015
Deadlock é uma falha e não um erro, ocorre quando mais de um processo requer um determinado recurso ao mesmo tempo.
Funçoes de um SO
November 04, 2015
A - Gestão dos Programas
B - Controlo dos Recursos de Hardware; Gestão do Microprocessador; Gestão de Memória; Gestão dos Periféricos de E/S; Gestão de Ficheiros
C - Interface do computador com o utilizador; Interface de Linha de Comandos; Interface Baseada em Menus; Interface Gráfica;
D - Segurança nos Sistemas Operativos.
Gestão dos Programas
November 04, 2015
A função mais importante de um SO e que afecta directamente a fiabilidade do mesmo, é o método como este gere a execução dos programas. MONOTAREFA - MULTITAREFA - Multitarefa Cooperativa - Multitarefa Preemptiva - Multitarefa Multithreading
Monotarefa
November 04, 2015
MONOTAREFA Executam apenas uma tarefa de cada vez. Neste tipo de SO, por exemplo teriamos de sair do editor de texto para puder entrar na folha de cálculo e fazer o mesmo para voltar ao editor de texto.
Multitarefa
November 04, 2015
MULTITAREFA Permite que um utilizador trabalhe com dois ou mais programas em simultâneo. Na prática, o microprocessador não executa os diversos programas de uma só vez, mas reserva uma fracção de tempo para cada um dos programas.
Multitarefa Cooperativa
November 04, 2015
MULTITAREFA COOPERATIVA - Os utilizadores podem executar dois ou mais programas, mas , neste caso se um dos programas parar de funcionar o programa que está parado não liberta o microprocessador e, consequentemente, o computador “congela” ou fica “suspenso” e o utilizador tem de reiniciar o computador. O Windows 3.11 e as versões anteriores à versão Mac OS 8 utilizavam este tipo de multitarefa.
Multitarefa Preemptiva
November 04, 2015
MULTITAREFA PREEMPTIVA O utilizador perde todos os trabalhos que não tinham sido guardados no programa que travou, mas a falha neste aplicativo não vai influenciar o funcionamento do restante sistema. Os SO actuais para computadores pessoais já utilizam este tipo de multitarefa, como é o caso do Linux, do Windows XP, do Windows Vista e do Windows 7, entre outros. (Estes SO também suportam multithreading) No entanto, nem todos os sistemas que utilizam a multitarefa preemptiva a gerem da melhor forma.
Multitarefa Multithreading
November 04, 2015
Multitarefa MULTITHREADING Sistema recente que permite ao computador a execução de mais do que uma tarefa de um único programa. Para facilitar o multithreading, os programadores dividem os programas em tarefas distintas, denominadas threads. Com este tipo de multitarefa o utilizador pode estar a executar uma tarefa de um programa aplicativo e em simultâneo, podem estar a ser executadas outras tarefas desse programa.Os SO mais eficazes combinam a multitarefa preemptiva e o multithreading.
Controlo de Recursos Hardware
November 04, 2015
GESTÃO DO MICROPROCESSADOR Quando mandamos imprimir um documento e de imediato continuamos a escrever, não nos podemos esquecer que o SO vai atribuir uma fracção de tempo a cada tarefa para o utilizador parece que este está a realizar tudo em simultâneo. Este tipo de processamento por partilha no tempo do microprocessador é conhecido por “pseudoparalelismo”. Neste caso, o tempo de execução das duas tarefas é o somatório das duas a trabalharem isoladamente.